sexta-feira, 29 de abril de 2016

Variação dos contextos documentais

A atividade de hoje consiste em analisar as três espécies documentais que selecionamos na atividade anterior e propor um estudo de como eles podem se configurar como documentos museológicos.

De acordo com o texto passado para leitura a fim de nos auxiliar na elaboração desta atividade, o campo da museologia se constrói a partir de estudos interdisciplinares, ou seja, tem uma formação híbrida, que agrega conhecimento das mais diversas áreas do conhecimento. No caso da museologia, há relação íntima com as ciências sociais e humanas, o que lhe abre uma enorme gama de possibilidades de construção e aprimoramento deste campo do saber.

A museologia, independentemente da exatidão de sua origem, tem funções precípuas, que englobam principalmente o serviço à sociedade, bem como adquirir, conservar, pesquisar e exibir documentos (peças) com a finalidade de preservar a memória, a cultura, a arte, bem como possui um caráter informativo (educacional). Para isso, formam-se coleções, compostas de peças únicas, destinadas ao grande público e ao pesquisador.

Como corrobora o texto, fato é que para se realizar uma análise museológica, se faz necessária a proximidade com o contexto da peça ou da coleção estudada, no sentido de sua função e de sua relação com outras áreas do conhecimento.

Os documentos que o grupo selecionou foram o blog da disciplina, e-mails e conversas de facebook. A museologia não tem como princípio a proveniência, que é um dos princípios basilares da arquivologia, e dá ênfase ao estudo das coleções por meio de seu conteúdo ou de sua função, e não de seu produtor ou sua origem. Dessa forma, ao nos transportarmos para o valor museológico que os documentos acima mencionados possam vir a possuir, podemos inferir que por meio deles é possível verificar num momento futuro como era ministrada a disciplina de Diplomática e Tipologia Documental da Universidade de Brasília - UnB, bem como qual era o desempenho dos alunos do grupo em relação à proposta da disciplina. Claro que para realizar tal estudo seria conveniente também possuir informações a respeito da própria disciplina, do contexto acadêmico da época, entre outras coisas, o que ajudaria muito na contextualização histórica dos fatos. Ora, a museologia não se constrói a partir do estudo da proveniência, portanto, saberia-se por fato que, como estudo isolado, ou fragmentado, existiu uma disciplina chamada Diplomática e Tipologia Documental (por meio do blog), bem como de que forma o grupo conduzia o seu desempenho na disciplina (por meio de e-mails e conversas do facebook). Contudo, como campo multidisciplinar, poderia servir também para retratar como se dava as relações dos estudantes nessa época, incluindo valores, formas de pensar, análise comportamental, dentre outros estudos, sendo uma via de duas mãos, característica da interdisciplinaridade, de agregação mútua de valor de uma área do conhecimento com a outra.

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