quinta-feira, 28 de abril de 2016

Arquivo e Sociedade

Esta é uma atividade individual e optativa, oferecida semanalmente, na qual o Professor André nos solicita para assistir ao filme "Guetto" e analisar as diferentes documentais que serviram para elaboração do filme de acordo com o conhecimento arquivístico já adquirido .



No filme foi mostrado um bilhete de viagem emitido pelos comandantes alemães para os "Câmera man" que fizeram as filmagens nas quais o filme se baseou. Bom, dependendo do momento em que este documento é analisado, ele pode ter diversas análises. Primeiramente, é um documento de arquivo? Pode ser e pode não ser, só depende de de quem usa-se como referência para análise desta espécie documental. Aí caímos no conceito do que seria a proveniência, princípio basilar da arquivística.

Documento arquivístico pode ser conceituado como sendo todos aqueles que são produzidos e/ou recebidos por pessoa física ou jurídica no exercício de suas atividades, podendo possuir valor histórico, probatório ou informativo.

Dessa forma, a depender da aplicação deste conceito, também pode-se aferir se o dito bilhete é tido como documento arquivístico ou não.

Numa análise mais ampla, o próprio filme pode ser considerado um documento arquivístico com valor histórico, servindo como instrumento para testemunho dos fatos que ocorreram à época. Também, de acordo com a análise dos documentos retratados no filme, seguindo o princípio da organicidade, pode-se entender a que contexto se encaixam, e como o próprio filme retrata, serve de suporte para conexão e esclarecimento dos fatos que ocorreram.


1 comentários:

André Porto Ancona Lopez disse...

quase excelente... a definição do documento de arquivo tem relação com quem o usa, é verdade, porém tem que ser um uso vinculado (mesmo que em momento posterior) a necessidade de prova e ao arquivamento intencional para tal finalidade.

Postar um comentário

Pesquisar

 

A Era Medieval © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates