sexta-feira, 29 de abril de 2016

Análise documental do filme "Gueto"

Postagem de Pablo Nascimento Soares

Bem, pessoal, essa é uma postagem individual e obrigatória acerca da análise do filme "Gueto", conforme orientação dada neste link do blog mãe. Foi solicitado que fosse feita uma análise de quais espécies documentais estão presentes no filme e suas respectivas proveniências e mudanças de proveniências, bem como montar um plano de classificação com pelo menos três destes documentos.

O filme, na verdade, é uma filmagem acerca de uma filmagem. Há um filme original, que se chama "Gueto", e há o filme sobre ele, que se chama "Gueto, la pelicula perdida de la propaganda nazi".

No filme "Gueto", pode-se constatar a presença de algumas espécies documentais, tais como cartas, fotografias, bilhete de passagem, rolos de filmes, diários etc.

No que diz respeito a proveniência destes, vale lembrar o que diz este princípio basilar da arquivologia.
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
"Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo (1) produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos."

O bilhete de passagem emitido para um dos câmera man que fizeram o filme, por exemplo, tem como proveniência as autoridades alemãs que o contrataram. Contudo, o bilhete, assim que esteve em suas mãos, passou a ter a proveniência como sendo o próprio passageiro (câmera man), e depois ainda integrou um conjunto de documentos que foram armazenados daquela época, pertencendo àquela instituição que o preservou.

Os rolos filmográficos mostrados no filme também são exemplos de mudanças de proveniência. Estes fazem parte do fundo arquivístico de seus produtores como prova da execução de suas atividades, mas também fazem parte do fundo da instituição que os conserva com vistas a preservar seu valor histórico e probatório.

Ademais, vários documentos foram usados como fonte para produção do documentário de Yael Hersonski.

Para criação do plano de classificação com três documentos presentes no filme, escolhi os rolos de filmes produzidos em Varsóvia mostrando o cotidiano da vida dos judeus a partir do ponto de vista alemão nazista, os relatórios da situação do gueto e o bilhete de passagem do Câmera man, Willy Wist, para realizar as filmagens do cotidiano do gueto.

Segue abaixo o plano de classificação proposto:


FUNDO ORGINAL
Willy Wist
Adam Czerniakow
Willy Wist
SÉRIES
FUNÇÃO
Documentar o cotidiano dos judeus no Gueto de Varsóvia
Relatos a situação do Gueto
Autorizações de entrada no Gueto de Varsóvia
ESPÉCIE
Rolos de filme
Relatórios
Bilhete de Passagem






0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar

 

A Era Medieval © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates