sexta-feira, 15 de abril de 2016

Será que é falso???

A atividade agora é verificar se o documento a seguir é falsificado ou autêntico.

O documento escolhido foi um cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o site da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará:
"O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número de identificação."

Como identificar se este documento é autêntico?

Os sinais de validação desse documento são: o número SUS, o número de registro, nome da pessoa, sexo, data de nascimento, data de emissão, município de residência e UF.
Observa-se que é um documento facilmente manipulável, podendo sem muito esforço ser alvo de falsificação. Por exemplo, algum estrangeiro que venha a querer usufruir dos benefícios do SUS poderia facilmente manipular os dados do cartão.
No caso, a não apresentação deste deste documento por cidadãos brasileiros não impede o atendimento no SUS, o que não impede que outras questões possam ser levantadas. Hoje vários sistemas do Governo Federal são integrados a uma mesma base de dados. Dessa forma, uma discussão que poderia ser levantada é que, como existe a informação no site do Portal da Saúde que qualquer brasileiro com CPF válido possui número do Cartão Nacional de Saúde, será que caso o cidadão tenha de apresentar documento que comprove validade de CPF, ele poderia apresentar o número de cartão do SUS?

Fica a questão...

Imagem meramente ilustrativa

1 comentários:

Pablo e Clara disse...

ATIVIDADE NÃO VÁLIDA

Postar um comentário

Pesquisar

 

A Era Medieval © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates