sexta-feira, 15 de abril de 2016

Elaborando Problemáticas Arquivísticas




No dia da mentira, 1º de Abril, fizemos uma atividade cujo objetivo era avaliar os documentos e fazer a distinção do que se configura como documento de arquivo que gera uma tipologia, e um documento de coleção. A conclusão de que documentos são criados por um propósito e o objeto de coleção é assim por desejo de seu colecionador/produtor, não importando sua função ou motivo de criação.

Assim, foi proposta uma atividade posterior, que consiste em analisar o conjunto documental abaixo de forma similar à primeira atividade mencionada (ponderar sobre o tipo do documento, sua função, espécie e forma, e se o mesmo está habilitado a ser um objeto de arquivo).

Como nosso tema ainda não foi completamente decidido, optamos por selecionar um documento pertinente, que contextualizasse o dia da mentira e o nosso tema histórico abolicionista, que trata de formas contemporâneas de escravidão: o negro deveria deixar de ser a válvula econômica do país e passaria a ser um trabalhador assalariado e possuidor de bens. Porém, ainda após a divulgação do documento abaixo era possível identificar o tráfico negreiro nas regiões portuárias.

Lei Áurea 


Desta forma, deixamos a seguinte questão: qual a função do documento, senão se fazer cumprir? Qual o motivo desta lei não ser aplicada de maneira plena e imediata?

Segurem esse forninho da problematização.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar

 

A Era Medieval © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates