sexta-feira, 6 de maio de 2016

Indicando o mapeamento de processos

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O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial e de comunicação social advinda da administração, que permite líderes de organizações promoverem melhorias ou uma nova estrutura voltada para processos, estes sendo caracterizados por inputs  (entradas) e outputs (saídas).

O mapeamento de processos permite a melhoria no desempenho das organizações e permite a modernização dos fluxos internos com a implantação de novas tecnologias, novos mecanismos de trabalho, reduz custos, promove a higienização dos processos internos, permitindo se desfazer daqueles desnecessários, bem como auxilia no registro e documentação histórica da organização, tendo em vista que o aprendizado dentro de uma organização é construído com base nas experiências e nos conhecimentos dos indivíduos, e ao se registrar as funções deles em cada processo, pode-se saber quais competências cada membro da organização tem e quais funções desenvolve ou desenvolveu enquanto membro.

No contexto da gestão documental do tema trabalhado pelo grupo, o mapeamento de processos pode, numa primeira análise, auxiliar no melhor desempenho das atividades que já são realizadas, como por exemplo as etapas a serem cumpridas para postagens das atividades, e cumprimento das atividades passadas em sala de aula. No que diz respeito as atividades que ainda estão a se realizar, como a montagem da oficina e a apresentação do trabalho final, o mapeamento dos processos anteriormente à realização destes pode nortear a execução destas atividades, bem como permite melhorias posteriores, possibilitando a inserção de ideias novas e correção de processos defeituosos ou ineficientes. Como o grupo está trabalhando em cima de contratos de trabalho ilegais por conterem cláusulas que caracterizem o trabalho escravo, o mapeamento de processos, pode nos auxiliar no sentido de clarear as ideias para acharmos fontes de informação a serem usadas como base teórica do trabalho final, bem como seguir uma rotina que nos leve a um bom resultado.

Sugestão de bibliografia:

VILLELA, Cristiane da Silva Santos. Mapeamento de Processos como Reestruturação e Aprendizado Organizacional. 2000

JÚNIOR, Orlando Pavani. SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e Gestão por Processos - BPM. M. Books do Brasil, 2011

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